Dia do batom nos Estados Unidos

Pois é guria.. acredita que lá nos Estados Unidos hoje está sendo comemorado o Dia do Batom?! <3

Dia do Batom

E já que lá se comemora o dia desse item de maquiagem tão adorado por todas nós, porque não celebrarmos também por aqui o Dia do Batom?

Pra isso pensei em compartilhar aqui um pouquinho sobre a história do batom. Ele se tornou super essencial no necessáire das mulheres, mas nem todas sabemos como e porquê ele foi criado. Que tal descobrir então?

Os primeiros indícios que temos do uso de algo para pigmentar os lábios são encontrados no Antigo Egito, em 5000 a.C. Tratava-se de uma substância natural denominada “púrpura Tyr”, usada pelas mulheres das altas classes sociais. Essa substância era capaz de realçar significativamente a cor dos lábios. Logo, também na civilização dos faraós, foi criada a pigmentação vermelha, obtida a partir do óxido de ferro.

O nome batom deriva de uma palavra de origem francesa e significa bastão. Essa denominação surgiu da criação do perfumista Rhocopis. Ele desenvolveu uma massa composta por talco, óleo de amêndoas, essências de bergamota e limão, na cor vermelha, e assim deu origem ao primeiro batom da história. Tal nome é justificável pelo fato de Rhocopis ter colocado seu produto em uma embalagem cilíndrica de papel de seda, algo bem similar a um bastão.

No século 19, o batom era colorido com corante carmim, que era extraído de cochonilhas nativas do México e da América Central. Sabe o que é isso? É um inseto que produz ácido carmínico para evitar a predação por outros insetos. O ácido carmínico constitui 17% a 24% do peso de cada inseto seco e o corante pode ser extraído de seu corpo e ovos.

Dia do Batom

Este batom não vinha em um tubo.. ele era aplicado com pincel. O corante carmim era caro e aparecer de batom carmim era considerado pouco natural e teatral, por isso o batom não era utilizado para uso diário. Somente atores e atrizes podiam sair em público com batom. Até 1880, poucas atrizes de palco usavam batom em público e, antes do final do século 19, as mulheres só usavam maquiagem em casa.

Foi recém no inicio do século XX que o batom conquistou seu lugar na lista de objetos indispensáveis da mulherada, época em que o mesmo começou a ser vendido embalado num tubo e vendido em cartucho na cidade de Paris. A partir de então, a difusão do batom pelo mundo inteiro foi apenas uma questão de tempo. E hoje ele é o nosso queridinho e ganhou até o seu Dia do Batom!

Afinal, ninguém sai por aí sem passar pelo menos uma corzinha nos lábios, não é mesmo?

Dia do Batom

Achou interessante descobrir a origem do batom? Acredito que todas nós tinhamos essa curiosade!

E se gostou desse espaço não esquece de curtir a página do blog no Facebook pra ficar ligadinha nas novidades e nos novos posts do Guria It, ok?

Espero tua visita sempre por aqui, pra gente compartilhar segredinhos e dicas. Não deixa de comentar e deixar tuas sugestões aqui embaixo. Combinado?

Um mega beijO guria! :*

Related Posts Plugin for WordPress, Blogger...

Comentários

comentários

Sobre Nanthala

Publicitária, Especialista em Branding de Conexão, Gerente de Projetos e Analista de Mídias Sociais, blogueira, palestrante, castelhana, viciada em música, design, redes sociais, maquiagem, esmaltes, morangos e chocolate!

3 Comentários

Deixe um comentário

Adicione seu comentário abaixo, ou link desde seu site pessoal. Você também pode se subscrever a estes comentários via RSS.

Seu email não será compartilhado. Os campos obrigatórios estão marcados *