#ProjetoSaúde, Dicas Fit

Açúcar: porque devemos parar de consumir?

Se você me segue no insta deve ter acompanhando a tag #15diassemaçucar que tenho postado nos últimos dias. As publicações faziam parte de um desafio lançado por uma nutricionista da minha cidade que mobilizou muitas pessoas que decidiram aceitar a proposta e parar de consumir açúcar agregado nesse determinado período.

Até aí tudo ok. Mas você deve estar se perguntando.. porque alguém deixaria de comer algo tão gostoso? É.. a verdade é que não é fácil manter a linha e resistir aos alimentos doces que já fazem parte do nosso dia a dia. Mas a boa noticia é que, se você conseguir parar de consumir o açúcar agregado aos alimentos, seu corpo vai mudar e você vai usufruir de muitos benefícios.

açúcar

O açúcar é, literalmente, um vilão. Afinal, ele é tão viciante como uma droga e, como diversos estudos realizados ao redor do mundo já demonstraram , o nosso corpo não precisa dele. Mas não devemos ser radicais, o que faz mal é o excesso do açúcar refinado.. aquele que é agregado aos alimentos. Porém, o natural, como o das frutas, é bem-vindo e não deve ser cortado da alimentação. Entendido?

Se analisarmos o açúcar do ponto de vista nutricional podemos ver que ele não só não aporta nada benéfico ao nosso organismo, como também rouba minerais e vitaminas do mesmo. Além de causar diversos danos ao nosso corpo e levar ao desencadeamento de doenças, tais como diabetes.

Coma menos açúcar..
você já é doce o suficiente!

Razões pelas quais devemos parar de consumir açúcar agregado:

  • É aditivo
    Você já notou como você fica desesperada por doces quanto mais come? Isso acontece porque o açúcar é tão viciante quanto a cocaína. Pois ele estimula a liberação de dopamina no cérebro, o hormônio que faz sentir prazer.

  • Eleva os níveis de insulina e provoca aumento de peso
    E o aumento nesses níveis automaticamente aumenta o peso, principalmente pela ingestão elevada de calorias.

  • Eleva os triglicérides no sangue
    O excesso de açúcar eleva os triglicérides no sangue, que é um tipo de gordura que armazena calorias extras e reduz os níveis de proteção de colesterol HDL (bom colesterol).

  • É prejudicial ao coração
    Diversos estudos já demonstraram que dietas ricas em açúcar ou com alto índice glicêmico estão relacionadas diretamente com um risco aumentado de doença cardíaca.

  • Coloca em risco a saúde do fígado
    Dietas ricas em açúcar alteram a textura do fígado, que é um dos órgãos mais complexos e responsável pela produção de uma das principais fontes de glicose no corpo, o glicogênio.

  • Aumenta as chances de pedras nos rins
    Segundo estudos, esse aumento é de aproximadamente 25%!

  • Danifica os dentes
    Quando o açúcar se mistura com as bactérias presentes na boca, é produzido um ácido que pode atacar os dentes.

  • Prejudica a percepção ao doce
    Ao estar com o paladar acostumado a alimentos muito açucarados, perdemos a percepção dos naturalmente doces, como as frutas.

  • Provoca rugas e acne
    O açúcar é extremamente prejudicial a nossa pele. Ele decompõe o colágeno e a elastina.. as fibras de proteína responsáveis por manter a nossa pele firme e elástica. Além disso, desencadeia a produção de óleo no rosto, favorecendo o aparecimento de acne.

  • Promove inflamação no corpo
    O excesso pode provocar o aumento dos níveis de ocitocina, que são os mensageiros inflamatórios do corpo.

Diminuir a ingestão de açúcar vai proporcionar uma série de benefícios para o seu corpo. E eu sou prova disso, pois durante o desafio notei diferenças no meu corpo e na minha saúde. Em breve escrevo um post sobre esses benefícios, ok?

Comentários

comentários

Também pode gostar de..

3 Comments

  1. […] E o melhor de tudo é que, por ser um chá docinho, não precisa adoçar. O que contribui com a nossa ideia de parar de consumir açúcar. […]

  2. Estou no sofrimento para cortá-lo. Comecei as poucos, mas tem dia que corpo até treme se eu não consumir..
    Atualmente estou aprendendo a tomar café sem. e até que gostando rs

    Beijos

    1. É difícil Clayci.. mas com esforço, determinação e foco conseguimos! :*

Deixe uma resposta

O seu endereço de e-mail não será publicado. Campos obrigatórios são marcados com *